A nutricionista esportiva trabalha com estratégias alimentares e suplementação específicas para cada objetivo e necessidade proporcionando um resultado sólido e seguro para o atleta ou praticante de atividades físicas, é uma área que tem como base a bioquímica e fisiologia e visando, otimização esportiva específica para cada modalidade, aumento de força, melhora na composição corporal como: perda de gordura, emagrecimento, definição muscular, hipertrofia muscular.
A alimentação é a grande responsável pela produção energética do corpo humano sendo o fator prioritariamente essencial para ganhos ou perdas, tanto na estética quanto na saúde, é um dos fatores mais importantes para se alcançar qualquer um dos objetivos citados acima respeitando o biotipo, rotina, patologias e limitações de cada indivíduo, por isso o plano alimentar deve ser Individualizado, lembrando que o principal objetivo da nutrição sempre será promoção de Saúde.
Para iniciar a sua caminhada você deve ter certeza de qual o seu real objetivo, para que você não se frustre ou tenha resultados inesperados, para isso é essencial que o profissional trace com você á partir do seu estado atual como, % de gordura, peso, circunferências e estado de saúde, biotipo e como você gostaria de estar, é a partir daí que se inicia todo o processo.
Abaixo cito os principais objetivos dos pacientes que me procuram:
Redução do volume corporal, sempre prioritariamente de gordura e água não funcional, nesse caso mesmo que o paciente não pratique nenhuma atividade física sempre preservamos o máximo possível da massa muscular para que não haja uma queda tão grande do metabolismo basal.
Redução do volume corporal, sempre prioritariamente de gordura e água não funcional, nesse caso mesmo que o paciente não pratique nenhuma atividade física sempre preservamos o máximo possível da massa muscular para que não haja uma queda tão grande do metabolismo basal.
Aumento do volume muscular, nesse caso a dieta tem um aporte calórico maior, o carboidrato também aparece em maior porcentagem, bem como as proteínas e as gorduras aparecem em menor quantidade nesse caso é possível ocorrer algum acúmulo de gordura.
Consiste em fornecer todos os nutrientes necessários para um perfeito funcionamento do organismo do atleta seja ele profissional ou amador tanto em repouso quanto durante o exercício, assim como, em sua recuperação reduzindo também os riscos de lesões, sempre respeitando cada uma das modalidades, tempo e intensidade de treino e individualidade biológica.
Independente de qual for o seu objetivo, para a Nutrição no geral esse sempre será o principal objetivo, quando se consome alimentos de boa qualidade a saúde é a primeira a responder satisfatoriamente.
Os alimentos são o nosso combustível para continuarmos vivos e se pensarmos que nosso corpo é como um carro, ninguém quer colocar gasolina ruim no carro pois tem ciência que uma hora causará problemas e no nosso corpo não é diferente, quanto mais alimentos ruins consumimos durante a vida, mais chance teremos de adoecer.
Sim, dependendo da sua rotina alimentar anterior, biotipo, ausência de distúrbios hormonais, etc. É claro, a diferença também será na proporção, se o seu intuito é perda de gordura, sua dieta será hipocalórica, logo será muito mais “fácil” eliminar gordura do que aumentar massa muscular, mas ainda assim é possível sim!